O mundo do Design Gráfico

O design gráfico e seus serviços estão presentes um pouco por toda a parte, no nosso quotidiano. Quer em logótipos de empresas, em publicidade ou anúncios, em panfletos informativos, em vídeos promocionais ou de entretenimento. De facto, o mundo do design gráfico é uma área bastante abrangente e diversa, que inclui e coopera com muitas outras áreas criativas.

Para singrar nesta área, por mais formações que tenha e programas de design gráfico que domine, é importante ter em conta que o que distingue um bom de um excelente design gráfico é a criatividade – por exemplo, no que toca a logótipos, essa criatividade pode não estar tão evidente por se tratar tipicamente de uma imagem simples e fácil de replicar. Mas no que toca a campanhas promocionais, panfletos, folhetos ou jornais, a criatividade do designer salta à vista, bem como a sua escolha de cores, motivos, padrões e ícones. Por vezes diz-se que a área do design gráfico está um pouco saturada de profissionais, portanto tem muito por onde escolher.

No entanto, tipicamente estes serviços, a um nível profissional, são relativamente dispendiosos. Pode portanto optar pela via do design gráfico e criação de logótipos recorrendo a um designer Freelance. Existem diversos websites associados a este tipo de prestação de serviços, mas nos sites de trabalhos Freelance “mais genéricos” – tipo Elance, Upwork, Freelancer.com, Fiverr – encontrará profissionais prontos a realizar o seu projecto a troco de algumas dezenas de dólares. Inclusivé, alguns desses sites permitem a criação de projectos/concursos a troco de uma quantia de d5inheiro, onde os freelancers submetem os seus logótipos e você é que decide qual daqueles lhe agrada mais.

Tanto para logótipos como para qualquer outro fim, o design gráfico é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa ou actividade comercial. Há que saber optar pela solução mais correcta e adequada, quer à sua carteira, quer ao seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *